Explosão de tanque – lições aprendidas

O alerta do EPSC deste mês chama a atenção sobre os riscos de explosão devido a geração de eletricidade estática e formação de faísca em função da velocidade do fluído, especialmente para produtos considerados não condutivos (aqueles que possuem condutividade abaixo de 50 pS/m). No início do enchimento de tanque até o dip tube estiver submerso, ou a linha de fundo, a velocidade do produto inflamável não deve ser maior que 1 m/s para evitar formação de respingos e daí gerar faísca em função da eletricidade estática. Para produtos não condutivos, esse efeito é mais preocupante, porque o tempo de dissipação da carga estática é muito maior. Em função disso, surge a importância do blanketing de N2. Continue lendo… Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Ataques cibernéticos em sistemas básico de controle de processo

O alerta de segurança de processo do CCPS do mês de julho chama a atenção dos possíveis ataques cibernéticos nos sistemas básicos de controle de processo (BPCS). Normalmente esses controles são acessíveis remotamente pelos responsáveis pelo processo industrial, principalmente nos momentos atuais em função da pandemia de Covid-19. Importante ter as proteções devidas de segurança nos softwares de controle, para que um ataque cibernético não seja um evento iniciador de incidente de processo. Além disso, é fundamental que os sistemas instrumentados de segurança (SIS) estejam segregados dos BPCS para que fiquem mais seguros quanto a esses tipos de ataque e, assim, estejam disponíveis quando demandados para prevenir um incidente de processo. Continue lendo.. ECS Consultorias, uma Empresa de Engenharia de Segurança e de Gerenciamento e Risco de Processo.

Os perigos das poeiras combustíveis estão em todo lugar!

O CCPS publicou um alerta de segurança neste mês de junho sobre os perigos de explosão em poeiras. Empresas que trabalham com produtos sólidos e que provocam poeiras combustíveis devem ter o cuidado para evitar o  acúmulo em qualquer parte das instalações, porque se estiver em local confinado, ou semi confinado, pode ocorrer explosão em presença de fonte de ignição principalmente em equipamento como esteiras (fonte de ignição por fricção ou eletricidade estática), trituradores, moegas para recebimento de sólidos, filtros de manga, etc. Daí a importância em fazer análise de risco a fim de identificar esses perigos que podem estar presentes, porém ainda não percebidos. Aterramentos e equipotencializações são fundamentais para dissipar energia estática que é uma fonte de ignição importante. Além disso, a classificação da área evitará também fontes de ignição por equipamentos elétricos. Continue lendo… Veja o vídeo abaixo do CSB sobre uma explosão que ocorreu com poeira de açúcar e que provocou catorze mortes e grandes danos às instalações. Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Para quem lida com fornos, fornalhas e caldeiras

A EPSC publicou neste mês de junho um alerta de segurança de processo referente a um acidente ocorrido na partida de uma fornalha. O operador tentou partir a fornalha, de forma manual por meio de tocha, após um interlock ter sido atuado. Na terceira tentativa, a câmara de combustão explodiu e causou duas fatalidades. O motivo do acidente foi que a válvula de admissão de gás fechou lentamente durante a parada da fornalha e houve acúmulo de gás inflamável que excedeu o limite inferior de explosividade (LEL). Importante salientar que é mais seguro partir esses sistemas de forma remota porque evita a presença de pessoas no local. Além disso, é fundamental a purga com ar fresco por pelo menos quatro volumes do sistema para garantir que o gás inflamável presente não exceda a 25% do LEL (NFPA 86:2019 itens 8.5.1.2.1 e 8.5.1.5.2 respectivamente). Para evitar falha nos sistemas de intertravamento do gás (tal como ocorreu com a válvula), o controlador lógico programável (PLC) e elementos finais (válvulas, solenoides, atuadores) devem ser SIL 2 com certificação à luz da IEC 61508, assim como, garantir manutenção adequada por todo o ciclo de vida. Continue lendo… Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Erros de posição de válvulas manuais podem causar incidentes graves

O alerta do CCPS do mês de maio está relacionado à possibilidade de alinhamento errado e falha na abertura de linha . No acidente relatado, morreram 11 pessoas e houve uma grande perda de materiais. Alinhamentos podem se tornar complexos devido a presença de várias válvulas que permitem direcionar o fluxo para lugares diversos e estas não estejam devidamente sinalizadas, com o propósito de reduzir a possibilidade de falhas humanas por deslizes/lapsos. Além disso, válvulas manuais podem falhar e dar passagem o que pode também causar acidentes. Daí a importância em prever essas possibilidades em análise de risco e adotar salvaguardas para compensar essas possibilidades de falhas. Sequências de alinhamentos complexos devem ser acompanhados por procedimento bem escrito e check list para orientar os diversos passos da operação. Inversão de figura 8 faz parte de operação considerada crítica que é abertura de linhas e equipamentos. Continue lendo… Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.    

Fogo em forma de flash devido a um trabalho a quente

A EPSC publicou este mês um acidente ocorrido devido a um flash fire durante um trabalho de corte a quente. Nesse acidente uma pessoa ficou ferida. O que pode ser feito para reduzir a possibilidade de acidente como esse? Ter procedimento claro e objetivo para abertura de linhas e equipamento, incluindo limpeza e despressurização; Ter procedimento de bloqueio e sinalização (lockout/tagout) para evitar repressurização do sistema enquanto estiver aberto. Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias. Continue lendo…

Acidente com caminhão tanque de gasolina

A WorkSafeBC publicou ontem o vídeo, disponível logo abaixo, sobre um acidente com vítima fatal devido a um flash causado por faísca advinda de eletricidade estática numa operação com caminhão tanque de gasolina, quando o motorista precisou transferir o produto de um compartimento para outro. As possíveis causas da geração da faísca: A queda do produto e a turbulência formada criou uma diferença de carga entre o tanque e o bocal da mangueira; A eletricidade estática foi criada pela velocidade da gasolina na mangueira e esta não estava equipotencializada; A carga de eletricidade pode também ter sido formada pelo motorista, porque ele usava roupa sintética. Aliado a tudo isso está a queda da gasolina, alimentada pelo topo do tanque, que favoreceu a formação de aerossol e misturado com ar criou uma condição fácil para ignição. Além disso, o sistema de aterramento foi removido porque houve uma alteração no local. O que fazer para evitar estes tipos de acidentes: Qualquer alteração deve passar por uma gestão de mudança a qual envolve, além de outros requisitos, análise de risco; Prover treinamento adequado para os operadores que lidam com produtos perigosos; Elaborar procedimento para as operações e garantir disciplina operacional para cumpri-los; Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias. Veja o vídeo abaixo.

Acidentes por asfixia

O CCPS publicou no mês de abril um alerta sobre asfixia por nitrogênio. Esse tipo de acidente tem a maior possibilidade de ocorrer em trabalho em espaço confinado e quando não há um bom procedimento de bloqueios e sinalizações de fontes de energia ou de produtos para o vaso, assim como verificação da concentração de oxigênio. Em ambiente aberto também há a possibilidade por asfixia por nitrogênio, principalmente se estiver manuseando nitrogênio líquido, porque o vazamento para a atmosfera terá uma expansão volumétrica altíssima. Por exemplo: nitrogênio criogênico a -190C tem um volume específico de 0,0000207 ft3/lb e a 27C, e pressão atmosférica, esse volume passa para 13,98 ft3/lb, portanto haverá um aumento de volume de 675000 vezes. Então, cuidado pra quem manuseia nitrogênio líquido em grandes quantidades. Outra forma perigosa de exposição ao nitrogênio é por utilização de ar respirável. Pode ocorrer conexão errada e colocar a mangueira de nitrogênio no sistema de ar. Daí a importância de adotar o princípio do Poka Yoke, ou seja, conexões totalmente diferentes de ar e nitrogênio com o propósito de reduzir a possibilidade de erro humano. Não podemos nos esquecer do envenenamento por monóxido de carbono que também é silencioso tal como o nitrogênio. Enquanto o nitrogênio reduz o oxigênio do ar, o monóxido de carbono age internamente nas células se ligando à hemoglobina, formando a Carboxihemoglobina no lugar da Oxihemoglobina. Este tipo de acidente pode ocorrer em residência pelo aquecedor de água, fogão, churrasqueira, carro ligado na garagem, etc. Continue lendo… Para identificar esses perigos existe a ferramenta de análise de risco que uma forma metódica de identificar os perigos e analisar os risco por meio da frequência e severidade. Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias. Abaixo estão dois vídeo, um sobre acidente com nitrogênio da Chemical Safety Board (CSB) e outro sobre monóxido de carbono do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Vents de produto inflamável

A EPSC deste mês alerta sobre o risco de incêndio de vents que descarregam produto inflamável para a atmosfera. Neste incidente uma válvula de alívio (PSV) de hidrogênio abriu e pegou fogo na saída do vent, causando apenas danos materiais. É muito importante garantir um local seguro para descarregar o vent. Corta chamas evitará retorno de chama e, dessa forma, prevenirá desdobramento em um incidente maior. Além disso, para grandes vazões, avaliar a dispersão do gás para verificar as possíveis consequências. No final do vent evite curva ou outro tipo de proteção que possa desviar o fluxo. Para o caso do hidrogênio, é importante fazer a diluição com gás inerte quando fizer a descarga, porque ele possui uma energia muito baixa de ignição (0,016 mJ). Continue lendo… Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.    

Transbordo de tanque de metanol

O alerta de segurança do EPSC do mês de março é sobre a desabilitação de sistemas de segurança. Houve um by pass do sistema de segurança de alto nível (LSH) e, em função disso, o tanque que recebia metanol transbordou uma grande quantidade desse produto inflamável. Para cenários de alto risco, é fundamental que o sistema de segurança tenha nível de integridade de segurança (SIL), portanto deve estar de acordo com a IEC-61511. Dessa forma uma das consequências é que o interlock deve ser protegido por meio de gerenciamento de mudança para evitar desabilitações inapropriadas e levar a um acidente de grandes proporções. Continue lendo… O nível da integridade de segurança do interlock deverá ser suficiente para atender a matriz de tolerabilidade da empresa ou da legislação em vigor. Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

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