Explosão e fogo numa área de estocagem de combustível na Caribbean Petroleum (CAPECO), em Porto Rico

Vazamento de gasolina durante a transferência para um tanque no terminal da CAPECO. O CSB estima que vazou cerca de 757.000 litros de gasolina. Como a válvula da contenção secundária estava aberta, todo o material foi para o tratamento de efluente onde encontrou uma fonte de ignição e ocorreu a forte explosão. Observe que há falha ou falta de várias camadas independentes de proteção (dique com válvula aberta, indicação de nível eletrônico estava com defeito, indicação de nível mecânica falhou, nenhum alarme independente de alto nível, nenhum bloqueio automático independente por alto nível, nenhuma rede de detecção de inflamáveis, etc.). Vale salientar que a CAPECO faliu após esse acidente. Vale a pena ver o vídeo. O relatório completo, como draft, está disponível em http://www.csb.gov/assets/1/16/06.09.2015_FINAL_CAPECO_Draft_Report__for_Board_Vote.pdf

Mensagem para o pessoal da área operacional

O alerta de segurança do mês de junho do Center for Chemical Process Safety (CCPS) destaca a disciplina operacional que significa fazer sempre as tarefas de forma correta conforme detalhado nos procedimentos. Dessa forma reduz-se a possibilidade de surpresas desagradáveis. Continue lendo.

Meta zero acidente

Na cultura interdependente de segurança a meta zero acidente se torna real, porque segurança é um valor para a organização e o sistema de gerenciamento de segurança (ocupacional e de processo) é movido por um trabalho de equipe! Todos os riscos são identificados e prontamente eliminados, reduzidos ou mitigados.

Integridade mecânica

O alerta de segurança do mês de maio do Center for Chemical Process Safety (CCPS) menciona os riscos da fragilidade de dois elementos do programa de gerenciamento de risco: gerenciamento dos ativos críticos para o processo (que inclui a integridade mecânica) e gerenciamento de mudança. Continue lendo… Para ver mais detalhes sobre gerenciamento de risco, consulte o livro Gerenciamento de risco: Como implantar uma gestão eficaz para reduzir os acidentes de processo no setor industrial.

Layer of Protection Analysis (LOPA)

LAYER OF PROTECTION ANALYSIS (LOPA) Autor: Elisio Carvalho Silva Data: 28/04/2015 LOPA é uma ferramenta para avaliar em um determinado cenário se o risco é aceitável ou não. Caso não seja, orientará a adicionar camadas independentes de proteção (CIPs), chamada também de independent protection layers (IPLs),  para atingir o nível de segurança desejado conforme a matriz de tolerabilidade de risco legal ou subscrita pela empresa. Num processo químico ou petroquímico, óleo e gás, muitas IPLs são adicionadas para reduzir a frequência de eventos indesejáveis. Exemplos de IPLs são: projeto do processo (incluindo o conceito inerentemente mais seguro); sistema básico de controle de processo; sistema instrumentado de segurança; diques de contenção, paredes à prova de explosão; válvulas de alívio, disco de ruptura; alarme e intervenção humana, etc. Continue lendo…

Como identificar os riscos reais

Algumas indústrias utilizam GLP (gás liquefeito do petróleo) para determinadas operações, tais como: secadores, empilhadeiras, pequenas caldeiras, etc. Para facilitar as operações, é instalada uma central de gás liquefeito para atender as demandas. Contudo, deve-se ter em mente que a central de gás adiciona alguns riscos para as instalações e pessoas. Um dos riscos é o BLEVE causado por fogo externo, como visto recentemente em Santos. Como exemplo, considere uma central com capacidade de armazenamento de 19 toneladas de GLP. Se ocorrer um BLEVE, em 20 segundos, 64% das pessoas que estiverem num raio de 152 metros irão morrer; com um raio de 181 metros o percentual de mortos será de 27%; e numa distância de 228 metros a possibilidade de mortes será de 3%, como mostrado na figura acima. Aqui está apenas um exemplo de risco dentre outros possíveis. Daí, surge a necessidade de fazer uma avaliação aprofundada dos riscos de empresas que lidam com produtos perigosos (inflamáveis e tóxicos) e adotar medidas para reduzi-los a um nível aceito conforme determina a legislação local ou critérios subscritos pela empresa, desde quando sejam mais rigorosos que a legislação. Adicionalmente, deve-se implantar um sistema de gerenciamento de risco robusto, assim como cultivar uma forte disciplina operacional. Agindo assim, a possibilidade de ocorrer um acidente catastrófico será praticamente zero!

Processos inerentemente mais seguros

Quando possível, a filosofia do processo inerentemente mais seguro é o melhor caminho para reduzir os riscos e, assim, evitar acidentes de grandes proporções. Por isso, deve-se ter em mente essa idéia ao efetuar uma análise de risco para novos projetos, gerenciamento de mudança e atividades críticas. O foco será verificar o que pode ser menos perigoso, incluindo fatores que possam aumentar a possibilidade de erro humano. Veja depoimento de especialistas a respeito desse assunto.

Incêndio em terminal de armazenamento de produto inflamável

Em 2005, o terminal de Buncefield  localizado em Hemel Hempstead, Hertfordshire, 40 km noroeste de Londres pegou fogo e 23 tanques de armazenamento de querosene de aviação e gasolina foram completamente destruídos. O fogo durou por cinco dias. Não houve vítimas, contudo o custo total do acidente excedeu a 1,0 bilhões de libras esterlinas. Foi realizado uma investigação bastante abrangente comandada pela Health and Safety Executive (HSE), órgão do governo da Inglaterra, a  qual rendeu um volumoso relatório em dois volumes e mais um material adicional exclusivo para recomendações para resposta a emergência. É um excelente material para adicionar aprendizagem na prevenção de acidentes semelhantes. Infelizmente, o Brasil não possui um órgão federal  que lidere investigações de grandes acidentes e que as torne pública para servir como aprendizagem com o foco de evitar recorrência de eventos semelhantes. The Buncefield Incident – Volume 1 The Buncefield Incidente – Volume 2 Recommendations on the emergency preparedness for, response to and recovery from incidentes

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