O CCPS do mês de novembro chama a atenção que instalações paradas com produtos não estão seguras, porque pode ocorrer algum descontrole de uma variável e causar um grande acidente.
O leitor deve estar lembrado do acidente de Bhopal que levou à morte mais de duas mil pessoas. A unidade operacional estava parada e, devido a passagem de uma válvula, o tanque de metil isocianato foi contaminado com água, ocorrendo reação violenta, provocando a liberação de vapores tóxicos que atingiu a cidade mais próxima durante à madrugada.
No acidente relatado pelo CCPS, após o pessoal deixar as instalações, por um erro, um sistema continuou a ser aquecido, liberando vapor para dentro do prédio com o sistema de exaustão desligado. A mistura de vapores inflamáveis atingiu o limite inferior de inflamabilidade, acontecendo a explosão.
Importante conhecer os pontos críticos das instalações para fazer monitoramento, mesmo estando a planta parada. Análise de risco realizada por um grupo multidisciplinar pode ajudar na identificação desses pontos, assim como, um check list de monitoramento para ser preenchido periodicamente. Continue lendo…
Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.