Numa análise de risco é fundamental considerar vazamento de produto perigoso tendo como evento iniciador válvula dreno. O vazamento pode ocorrer por uma falha na válvula ou esquecer ela aberta.
É fundamental que os drenos de sistemas que contenham produtos perigosos estejam com caps, flanges ou plugs.
A EPSC do mês de outubro chama atenção sobre um evento onde ocorreu vazamento de petróleo cru, felizmente não houve ignição e nem contaminação ambiental porque ficou contido no dique de contenção. Vale ressaltar que a área era classificada eletricamente.
Normalmente esses tipos de eventos ocorrem logo após uma manutenção, visto que é necessário abrir drenos para limpar as tubulações e, assim, entregar para o pessoal de manutenção o sistema limpo e despressurizado. É uma boa prática antes de retornar a operação fazer uma verificação em todo sistema e, adicionalmente, empreender teste de pressão para identificar qualquer tipo de vazamento. Para incrementar ainda mais a segurança de processo, é recomendado que em grandes manutenções ou partidas de novos projetos seja adotada a revisão de segurança de pré-partida. Continue lendo…
Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.