A lição aprendida da EPSC do mês de abril mostra um acidente durante o teste de pressão para verificar vazamento em tubos do trocador de calor.
Foi removido o cabeçote para ter acesso aos tubos a fim de verificar qual deles estava vazando. Depois foi adicionado 8 bar de pressão de gás no casco do trocador para identificar o vazamento. Dessa forma pessoas ficaram na frente do feixe de tubos para ver qual tubo estava vazando.
O feixe de tubo foi arremessado para fora em função da pressão e dois trabalhadores que estavam na linha de fogo foram mortos.
O que deu de errado:
- Esses tipos de teste devem ser feito com líquido e não com gás para reduzir a quantidade de energia, pois como líquido é incompressível, um pequeno vazamento já reduz imediatamente a pressão;
- Ao fazer esses tipos de tarefas, deve-se ficar atento à linha de fogo que é a área onde será atingida caso o inesperado ocorra;
- Todo o tipo de tarefa deve ser avaliado o risco, um dos métodos eficaz é a análise de risco de tarefa porque será possível analisar o passo a passo da tarefa que servirá como base para construção de um procedimento de execução da tarefa bastante robusto em termos técnico e de segurança.
Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.