O alerta de segurança do CCPS para o mês de maio é sobre a falha no gerenciamento dos ativos em processos industriais, mesmo aqueles que não lidam com produtos perigosos: um exemplo são silos de armazenagem que vez ou outra desabam por falha de manutenções apropriadas.
Quando se lida com produto perigoso, a atenção para manter as instalações em bom estado ainda deve ser maior, porque uma falha num equipamento pode levar à perda de contenção do material perigoso e os efeitos podem ser catastróficos.
A manutenção da integridade dos ativos críticos para o processo é um elemento importante do gerenciamento de risco para empresas que lidam com processos perigosos. Daí a necessidade de identificar os equipamentos/sistemas/instrumentos/instalações críticas para o processo e adotar algumas ações para todo o ciclo de vida da planta industrial, por exemplo:
-Garantia de qualidade – equipamentos/sistemas/instrumentos/instalações projetados, construídos, transportados, instalados e mantidos de forma apropriada para não falhar em operação;
-Engenharia de confiabilidade – identificar a vida útil dos equipamentos/sistemas/instrumentos/instalações e adotar manutenções/inspeções sensitivas, preditivas e preventivas/corretivas;
-Inspeções e testes – para identificar potenciais falhas nos equipamentos/sistemas/instrumentos/instalações críticos;
-Treinamento para as atividades de confiabilidade.
Não se pode esquecer que um bom programa de desvios/quase perda também pode ser um dos pontos chaves para o sucesso. Continue lendo…
Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.