O que você faz para reduzir a possibilidade de erros humanos na sua unidade operacional?

Falha humana pode ser evento iniciador na cadeia de um acidente. Para minimizar a possibilidade de falha humana, deve-se ter atenção em alguns fatores que contribuem para corroer a boa performance humana, tais como:

  1. Complexidade da tarefa – quanto mais complexa maior será a possibilidade de falha humana. Utilize o princípio do processo inerentemente mais seguro chamado de simplificação para todas as etapas de uma determinada tarefa;
  2. Ambiente de trabalho – verifique se fatores relacionados ao ambiente de trabalho estão adequados, como luz, ruído, temperatura, ventilação, etc.;
  3. Acuracidade nos procedimentos – procedimentos devem ser claros, simples e completos;
  4. Aptidão para o serviço (fitness for duty) – o trabalhador está fisicamente apto para o trabalho? Atenção especial para fadiga, stress, doenças, abuso a drogas, etc.;
  5. Competência – elaborar e cumprir matriz de competência adequada para todas as funções (treinamento, experiência e habilidade para o trabalho);
  6. Carga de trabalho – há um nível de stress ideal para a pessoa desempenhar a sua função, como bem menciona Swain e Guttmann e representado na foto deste artigo. Pouco stress tornará a pessoa entediada e a atenção será reduzida o que aumentará a possibilidade de erro. Muito stress haverá sobrecarga e induzirá a pessoa também a falhar;
  7. Comunicação – uma boa comunicação durante a execução da tarefa e na passagem de turno é fundamental para reduzir possibilidade de falhas;
  8. Interface homem-máquina (principalmente painel da sala de controle) – garantir uma boa interação entre o operador e o processo. Isso se aplica também para equipamentos na área.

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