Gerenciamento de risco não está restrito apenas aos processos industriais que envolvem produtos químicos perigosos. Há também as atividades críticas que se não bem executadas podem causar acidentes que envolvem múltiplas fatalidades. Em 2011, um elevador de um canteiro de obra despencou e causou a morte de nove operários. Assim como este acidente, outros semelhantes já ocorreram devido a falha no gerenciamento de risco das atividades no local do trabalho. Outro acidente com grande repercussão nacional e internacional foi o rompimento da barragem de Mariana, que causou perdas humanas e uma grande contaminação ambiental.
Por isso, é fundamental identificar e traçar ações para eliminar, reduzir ou controlar os riscos das atividades dos vários setores industriais. Os riscos mais comuns que devem ser monitorados são:
- Riscos nos processos operacionais industriais;
- Riscos nos equipamentos e máquinas;
- Riscos nas tarefas/atividades.
Normalmente, as ações provenientes de uma análise de risco remetem à adição de salvaguardas que serão mais confiáveis conforme a sua natureza. Daí a necessidade do grupo de análise de risco definir quais as salvaguardas mais robustas para reduzir o risco a um nível aceitável e, assim, manter o sistema confiável. Abaixo estão exemplos de salvaguardas na ordem decrescente de confiabilidade:
- Eliminação ou substituição – processos ou sistemas inerentemente mais seguros;
- Dispositivos de proteção – proteção de partes móveis, sistemas instrumentados de segurança, sensores de presença (curtina de luz, por exemplo), dispositivo de interrupção da máquina devido ao uso de duas mãos, etc.;
- Sistemas de avisos – alarmes, sinalizações, reversibilidade da ação, confirmação, etc.;
- Treinamento e procedimentos – procedimentos da tarefa/atividades críticas, inspeções por meio de check list, treinamentos, LOTO, etc.;
- Equipamentos de proteção individual – luvas, respiradores, botas, protetor auricular, roupa impermeável, etc.
Sinta-se à vontade para manter contato com a ECS Consultorias – Uma Empresa de Engenharia de Segurança e Gerenciamento de Risco.
Abaixo está um filme que mostra um acidente ocorrido em uma atividade crítica.