Acidente devido a perda de contenção de nafta

O  Chemical Safety and Hazard Investigation Board (CSB) publicou o relatório final de um incidente ocorrido numa refinaria devido a perda de contenção de cerca de 10 toneladas de nafta, que causou a morte de duas pessoas (dois irmãos) e um perda de propriedade estimada de 597 milhões de dólares.

Existia uma coluna de absorção e “stripagem” que estava operando no modo com apenas vapor de produto. Contudo, devido a uma falha humana, foi aberta uma válvula que alimentou líquido para a coluna. Em função disso houve transbordo para o vaso de knock out, que deveria ter apenas gás para alimentar caldeira e fornalha.

A ação imediata do operador foi drenar a nafta para o chão a fim de evitar alto nível no vaso. O material extremamente inflamável, e com alta pressão de vapor, formou uma nuvem inflamável e, ao encontrar uma fonte de ignição, formou um flash-fire.

Algumas causas e fatores contribuintes:

  1. Cenário crítico confiando apenas em ação humana como camada independente de proteção (IPL) – Sabe-se  que a falha humana é mais provável de ocorrer, por isso é preciso adicionar salvaguarda adicional eficaz para aumentar a robustez da prevenção. Lopa é uma excelente análise para verificar se o cenário possui IPL suficiente para reduzir a possibilidade de um incidente. Ao definir o ser humano como IPL (por exemplo, alarme e ação humana) é necessário elaborar procedimento completo das operações garantindo que ele está apropriado para a tarefa; veja este artigo que discute sobre gestão de tarefas. Construir troubleshoot de todas as condições anormais que possam levar a uma perda de contenção séria. Adicionalmente, empreender treinamento e simulações periódicas dos cenários acidentais críticos,, assim como, verificação do ciclo do trabalho.
  2. Identificado que as salvaguardas existentes não preveniam o cenário de transbordamento da coluna – A empresa identificou sistema instrumentado de segurança dos queimadores e válvula de alívio de pressão como salvaguarda de transbordo da coluna, o que não era eficaz para esse cenário. Importante que no time de análise de risco contemple pessoas experientes em processos industriais e na metodologia da análise para garantir uma boa qualidade no trabalho e, principalmente, definir ações de qualidade para redução do risco.
  3. Precedente ao incidente, houve excesso de alarmes em função de anormalidades que estava ocorrendo, o que pode ter contribuído na deficiência na identificação e tomada de ação correta para mitigar o problema. Importante ter um programa de gestão de alarmes para evitar sobrecarregar os(as) operadores(as).
  4. Utilizar as lições aprendidas como forma de melhoria na segurança de processo. O incidente aqui relatado é muito semelhante na mesma empresa há alguns anos, que também foi o transbordamento de uma coluna, que levou à perda de contenção de material inflamável. Este artigo discute algumas formas de perda de conhecimento tecnológico as quais podem levar a um grande incidente, onde inclui a falta de internalização de lições aprendidas.  Leia o relatório completo do CSB.

 

Chame no WhatsApp