O Chemical Safety Board (CSB) fez uma atualização dos fatos do acidente ocorrido em abril deste ano no qual houve uma fatalidade e queimaduras severas em mais dois trabalhadores. Pelo menos mais 30 trabalhadores também ficaram feridos.
O acidente ocorreu após a conclusão da carga da batelada de isobutileno, um gás inflamável nas condições normais de pressão e temperatura.
Houve uma ruptura no filtro em Y e vazou grande quantidade do produto. Mesmo com a adoção de medidas mitigadoras de resposta a emergência houve a explosão, culminado com o acidente fatal e danos severos em outras pessoas.
O CSB continua a investigar o acidente e futuramente será entendido porque houve a ruptura do filtro em Y, o que certamente nos interessa para ajudar a prevenir eventos similares.
Embora o plano de resposta a emergência seja essencial, este acidente reforça o porquê de não ser utilizado o plano de resposta a emergência como camada independente de proteção, uma vez que não é possível garantir a sua eficácia. A sua eficácia dependerá muito do quão rápido o acidente foi detectado e as ações para minimizar o impacto foram tomadas. Leia mais sobre camadas independentes de proteção.
Continue lendo sobre a atualização do CSB sobre o acidente.
Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.