Em novembro de 2016 houve um vazamento numa válvula plug de uma bomba reserva de transferência de isobutano. Esse acidente causou sérios ferimentos em quatro pessoas, conforme o Chemical Safety Board (CSB).
O que aconteceu
Um operador tentava abrir uma válvula para colocar a bomba reserva de isobutano em operação. A válvula tinha um volante conectado a uma caixa de engrenagem para facilitar o seu manuseio. O operador não conseguiu abrir a válvula porque as engrenagens estavam com problema.
Então, decidiu remover a caixa de engranagem para permitir fazer a abertura por meio de uma chave grifo, ao mudar a haste de posição. Contudo, três por cento das válvulas desta instalação ainda possuíam o projeto antigo no qual ao soltar o suporte da caixa de engrenagem também folgava o flange da válvula que estava pressurizado com isobutano, um produto altamente inflamável. Depois de removida a caixa de engrenagem e ao tentar abrir a válvula com a chave grifo, houve um grande vazamento de isobutano, formando uma nuvem de vapores inflamáveis que ao encontrar uma fonte de ignição, possivelmente uma máquina de solda a cerca de 21 metros de distância, teve como efeito fogo em nuvem e consequentemente danos nas pessoas que estavam dentro do raio da nuvem de vapor.
Qual as lições que se pode tirar deste evento?
- Antes de fazer um trabalho fora de rotina e que envolva produto perigoso, ou operação perigosa, é preciso fazer uma análise da tarefa e levar em consideração todos os riscos envolvidos e os seus controles para evitar um acidente;
- Manter desenhos e documentações atualizados e mantê-los disponíveis para as pessoas envolvidas no processo.
Veja a animação do CSB para melhor entendimento do acidente.
ECS Consultorias: Uma Empresa de Engenharia de Segurança e Gerenciamento de Risco