O Chemical Safety Board (CSB) publicou agora em maio um boletim sobre um acidente ocorrido em novembro de 2015 numa indústria de refino. Durante a preparação de um sistema para manutenção, o operador achou que ele estava livre de produto inflamável e abriu o dreno para garantir energia zero. Houve vazamento de produto volátil e inflamável o qual encontrou uma fonte de ignição formando um flash que causou queimaduras no operador.
A lição que se tira deste evento é que há um potencial muito grande de ocorrer acidentes durante atividades de manutenção. O CSB destaca que dos acidentes já investigados, 37% estavam relacionados com atividades de manutenção quer seja antes, durante ou imediatamente após um trabalho de manutenção.
Em vista disso, é fundamental ter planejamento das atividades de manutenção, a incluir a preparação dos equipamentos pelo pessoal da operação, ou seja, isolamento, drenagem, limpeza e garantia de energia zero. Para isso, é crucial fazer uma análise de risco da tarefa, com intuito de analisar o passo a passo das tarefas envolvidas, identificar os perigos e determinar ações para eliminá-los ou controlá-los.
O isolamento deve ser feito por equipamentos ou sistemas e nunca de forma geral para toda a planta. Só assim será possível ter a garantia de segurança para as pessoas, meio ambiente e propriedade.
Outro ponto importante é prover isolamentos robustos. Abaixo alguns exemplos de robustez de isolamento de forma decrescente quando enolve produto químico perigoso (tóxico, inflamável, reativo ou explosivo) :
- Desconexão das tubulações;
- Válvula de bloqueio e raquete;
- Duplo bloqueio e dreno.
O bloqueio simples não é recomendado quando envolve produto perigoso, porque terá apenas uma barreira e caso a válvula falhe, certamente o acidente ocorrerá. Vale a pena ler integralmente o boletim….