Sabemos que procedimentos operacionais são importantes para normatizar as tarefas com o intuito de fazê-las de forma mais segura possível, sem desconsiderar a produtividade e qualidade. Porém, para atender as demandas de segurança e qualidade, os procedimentos precisam refletir bem cada passo da tarefa executada.
Como garantir que os procedimentos, principalmente os críticos, descrevam corretamente os passos realizados na tarefa? A melhor opção é buscar apoio das pessoas que executam a tarefa. Estas pessoas são as mais indicadas a opinar a forma mais correta para realizar o trabalho. Existem duas maneiras para fazer isso: 1) na elaboração do procedimento; 2) na verificação como o trabalho está sendo feito pelos diversos executantes.
É evidente que na elaboração do procedimento é muito difícil envolver todos os executantes para opinar eficientemente sobre o documento recém elaborado. Contudo, existe uma metodologia que pode ajudar a garantir que os procedimentos estejam corretos, seguros, eficientes e são seguidos. Essa metodologia se chama Verificação do Ciclo do Trabalho (Job Cycle Check – JCC). O JCC não se prende apenas aos fatores de segurança, mas também na eficiência e eficácia da execução da tarefa. É fundamental salientar que essa não é uma metodologia para avaliar a pessoa que executa o procedimento, mas para melhorar a segurança do processo fabril ao prover mais informações sobre a tarefa a fim de aumentar a confiabilidade do procedimento.
Para evitar custo elevado na implementação do JCC, é preciso ter listados os procedimentos críticos que serão verificados, fazer um planejamento anual, cumprir o planejamento e ter, inicialmente, uma pessoa com experiência na metodologia (coaching) para acompanhar a verificação até a supervisão ficar apta para aplicar o JCC no dia a dia.
Em pouco tempo todos serão treinados (ou retreinados) nos procedimentos, os procedimentos serão melhorados, a possibilidade de erros por omissão ou comissão no decorrer da execução da tarefa será reduzida e, certamente, haverá uma maior adesão ao cumprimento dos procedimentos o que culminará no melhoramento da segurança no processo industrial.