Sua empresa está preparada para responder adequadamente a uma emergência?

Sabemos que as melhores salvaguardas são as preventivas, porque evitam que o acidente aconteça. Porém, é importante adotar algumas salvaguardas mitigadoras para minimizar os efeitos de um cenário acidental. Dentre as salvaguadas mitigadoras está o Procedimento de Preparação e Resposta a Emergências. Muitas vidas e propriedades já foram perdidas porque empresas não possuíam informações e treinamentos suficientes para atender de forma eficaz a uma acidente envolvendo processos perigosos.

Um plano de emergência robusto deve conter informações sobre os possíveis cenários (BLEVE, BOILOVER, FIREBALL, Incêndio em nuvem, explosões, possíveis reatividades químicas com água ou outros produtos armazenados, etc.). Importante também possuir conhecimento sobre os produtos perigosos, ter comunicação apropriada com as partes interessadas, equipamento de proteção especial para intervenção, etc.

O Chemical Safety Board (CSB) chama atenção sobre mais pontos que devem ser considerados para a elaboração e manutenção de um plano de emergência.

No filme abaixo, produzido pelo CSB, está um pequeno histórico de perdas de vida em decorrência de deficiência de planos de emergência.

Precisando de ajuda, sinta-se à vontade para manter contato com a ECS Consultorias.


 

Chame no WhatsApp