Durante o processo de carga e descarga de material perigoso (inflamável, tóxico, reativo e explosivo) há vários riscos que devem ser analisados por meio de uma análise de risco rigorosa, pois dependerá do sistema envolvido. Um dos maiores risco é rompimento catastrófico de mangotes ou tubulações de conexão do caminhão tanque (ou vagão tanque, que no Brasil é pouco utilizado). Sendo rompimento catastrófico, uma válvula de excesso de fluxo bem especificada e mantida será uma excelente camada de proteção, porque ao atingir vazão máxima – para a qual ela foi projetada – se fechará automaticamente. No entanto, no caso de vazamento menores a válvula de excesso de fluxo poderá não ser eficaz, porque não atingirá a pressão diferencial necessária para atuar a mola de fechamento. Por isso, é fundamental analisar diversos cenários no processo para que se obtenha maior proteção; e não apenas se deter no pior cenário.
Outro ponto importante é adotar os melhores padrões de engenharia nas instalações que lidam com produto perigoso a fim de se obter a maior confiabilidade possível e, dessa forma, evitar grandes acidentes. O relato do acidente anexado neste post mostra o quão é importante a adoção dos conhecimentos tecnológicos (melhores padrões de engenharia, metodologias eficazes de análise de risco, entendimento de como funcionam as camadas de proteção utilizadas, etc.) para evitar acidentes maiores. Continue lendo…