Na atividade industrial é preciso que qualquer ação a ser tomada seja avaliada detalhadamente para mitigar bem os riscos existentes ou evitar adicionar outros, por exemplo:
1) Manuseio de produtos químicos – ao misturar produtos químicos, até mesmo resíduos, é fundamental efetuar previamente uma matriz de reatividade química dos produtos. Dessa forma evita surpresas, tal como a possibilidade de reação exotérmica num recipiente fechado que poderá causar uma explosão.
2) Procedimentos operacionais – ao elaborar procedimentos operacionais ter o máximo de cautela e verificar o passo a passo detalhadamente. Um bom método é elaborar o Hazop ou What if do procedimento, levando em consideração os fatores humanos e condições de trabalho (ambiente e equipamentos) em cada passo do procedimento.
3) Comissionamento de unidade após manutenção – deverá ser feito por meio de uma auditoria de segurança de pré-partida para garantir que os sistemas e equipamentos foram instalados e testados de acordo com as melhores práticas mundialmente aceitas.
4) Análise de risco – é a forma mais adequada para identificar os potenciais riscos na unidade operacional e determinar as camadas de proteção para reduzi-los para uma condição aceita. Continue lendo.